Quem somos

Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove qualidade e equidade na educação pública brasileira

Desenvolvemos projetos que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, a formação de profissionais de educação e o fortalecimento da gestão educacional e escolar.

Em parceria com redes públicas de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atuamos dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todas e todos.

Isso porque a gente acredita que a educação transforma vidas e constrói um Brasil mais justo e próspero!

Nosso propósito

Sonhar, projetar e construir equidade e qualidade educacional para crianças, adolescentes e jovens.

Nossos princípios

Educação integral e inclusiva

Partimos um olhar integral sobre o desenvolvimento das(os) estudantes nas dimensões intelectual, física e emocional. Acreditamos no poder transformador da inclusão e criamos condições para que todas(os) aprendam e se desenvolvam.

Articulação entre teoria e prática

Valorizamos o diálogo entre o estudo e a pesquisa, por meio da formação continuada, reflexão e avaliação constante das ações educacionais.

Ação dialógica

Para transformar realidades, é necessário compreender o contexto e desenvolver ações em diálogo constante com os territórios e as diferentes pessoas que atuam neles.

Mobilização em rede

Promovemos a colaboração com comunidades escolares, estudantes, famílias, poder público, sociedade civil e iniciativa privada. Somando esforços, potencializamos ações e avançamos na construção de sonhos em comum.

Nossa estratégia de atuação é direcionada para ajudar a garantir que toda criança, adolescente e jovem consiga acessar a escola pública, permanecer nela e aprender na idade certa!

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As ações que desenvolvemos abrangem:

O combate à evasão e ao abandono escolar.
A recomposição e recuperação das aprendizagens.
A correção de fluxo escolar.
A promoção de uma educação antirracista.
A educação integral e inclusiva.
A alfabetização e o letramento.
O fortalecimento das redes públicas de ensino.
A construção de um clima escolar pautado no respeito e que favoreça a aprendizagem.
O desenvolvimento de itinerários formativos para as juventudes, dentro e fora da escola.
O fortalecimento técnico das OSCs que atendem crianças, adolescentes e jovens.
Mapa

Nos últimos anos, nossos projetos atuaram em grande parte do Brasil.

27

Unidades
da federação

88%

dos municípios
brasileiros

Elemento visual

Nossas ações alcançaram cerca de

44 mil

escolas públicas de
educação básica em
todo o território nacional

Nossa história

1987: quando tudo começou

O Cenpec nasceu em um momento de redemocratização, marcado por grandes transformações sociais, políticas, culturais, e de mobilização pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Na época, havia poucas organizações da sociedade civil engajadas na melhoria da educação pública, possivelmente pela apreensão geral de que essa era uma causa nobre exclusiva do Estado.

Desde o seu surgimento, o Cenpec reuniu uma equipe multidisciplinar, com profissionais de carreira em universidades, mas com laços igualmente sólidos na gestão pública da educação.

Sua história se entrelaça com múltiplas iniciativas que envolvem educação, cultura, assistência social e comunidades educadoras, desenhadas e implementadas a partir da união de esforços entre Estado, sociedade civil e iniciativa privada.

Alguns dos seus projetos e produções são lembrados até hoje pela qualidade e pelo impacto na melhoria da educação pública e de políticas educacionais, como Raízes e Asas (1993), Avaliação do Livro Didático (1995), Aceleração de Aprendizagem (1996), Melhoria da Educação no Município (1999), Educação e Cidadania (2000), EducaRede (2001), Estudar pra Valer (2002), Programa Jovens Urbanos (2004), Políticas de Educação Integral (2012), Comunidade Integrada (2015) e Alfaletrar (2016).

Entre as pesquisas que se tornaram referência para estudos acadêmicos e políticas públicas, estão: Crenças dos professores sobre reprovação escolar e Ensino Médio: qualidade e equidade, avanços e desafios, ambos de 2016, além de dezenas de trabalhos divulgados na revista Cadernos Cenpec e no Boletim Educação & Equidade.