O Programa ImpulsiONar é uma iniciativa financiada pela Fundação Lemann, Imaginable Futures e pelo BID Lab, realizada em parceria com o Quintessa e o Instituto Reúna.
O propósito do ImpulsiONar é apoiar redes municipais de ensino a reduzir e prevenir lacunas de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6o ao 9o ano, por meio de um modelo pedagógico e do apoio de organizações educacionais que oferecem serviços de implementação, formação de docentes e gestoras(es), e recursos educacionais digitais, considerando a metodologia do ensino híbrido/remoto.
São princípios do programa:
O Programa ImpulsiONar conecta e prepara redes de educação, empresas de tecnologia e organizações de implementação e formação para desenvolver e multiplicar soluções pedagógicas e digitais que promovam redução e prevenção das lacunas de aprendizagem.
Para alcançar este objetivo o programa trabalha com três pilares: modelo pedagógico; implementação eficiente; preparação para o futuro.
O modelo pedagógico é o documento que indica as premissas pedagógicas e orienta estrategicamente as ações do programa. Ele direciona as organizações, secretarias e escolas sobre o que é esperado desenvolver junto às(aos) estudantes no âmbito do programa, explicita os princípios pedagógicos que sustentam as decisões e direciona o planejamento do programa para o desenvolvimento e a implementação das estratégias de apoio às redes e escolas na redução e prevenção das lacunas de aprendizagem.
O modelo pedagógico trabalha com os eixos de planejamento; proposta curricular e jornada diária; desenvolvimento profissional e formação; avaliação; recursos didáticos; acompanhamento pedagógico; gestão do ensino e da aprendizagem; comunicação e engajamento.
Para garantir a implementação eficiente do modelo pedagógico o programa oferece as diretrizes de implementação, que podem e devem ser adaptadas de acordo com contexto de cada rede, respeitando os seguintes princípios:
Com o intuito de expandir e multiplicar as soluções pedagógicas e digitais do Programa impulsiONar e alcançar outras redes de ensino no Brasil, teremos como prática na implementação:
Diagnóstico da rede de ensino, cronograma, projeto e registro da implementação, plano e atividades formativas, produções para aprofundamento dos conhecimentos e subsídio das práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange à priorização e flexibilização curricular, materiais diversos, monitoramento e avaliação.
Técnicas(os) da Secretaria, gestoras(es), coordenadoras(es), diretoras(es) e docentes que atuam nas escolas municipais dos anos finais do ensino fundamental.
Municípios de Bonito, Cabrobó e Igarassu (PE), Domingos Mourão (PI), Guaramiranga (CE) e Santa Maria (RS).
Fundação Lemann, Imaginable Futures e BID Lab.
Quintessa e Instituto Reúna.
De 2021 a 2023.