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    A IA generativa no ensino da escrita

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    Este projeto apresenta uma proposta de integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no ensino de produção de texto, visando identificar as potencialidades e os riscos dessa tecnologia no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

    Para tanto, propõe-se a integração de ferramentas de IAG, como o ChatGPT, no planejamento e realização de uma sequência didática para o ensino da escrita de artigo de opinião com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do estado de São Paulo, durante o período de um semestre.

    Essa sequência didática, disponível no Caderno Docente Pontos de Vista, foi produzida pelo Programa Escrevendo o Futuro, iniciativa do Itaú Social e coordenação técnica do Cenpec, que desde 2002 promove uma série de ações voltadas para a formação continuada de professoras(es) de língua portuguesa da rede pública, com foco no ensino e aprendizagem da escrita e leitura. Entre 2008 e 2021, por meio da parceria com o Ministério da Educação, o Programa transformou-se em política pública com a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa.

    Neste projeto experimental, a ser aplicado pela equipe do Cenpec em conjunto com a(o) professor de Língua Portuguesa, pretende-se verificar tanto o uso da IAG como ferramenta para apoiar o ensino da produção do texto quanto a dimensão da aprendizagem sobre o uso da IA, que envolve questões como confiabilidade das informações; redução da diversidade de opiniões e aumento das desigualdades;
    privacidade, segurança e autoria.

    Entende-se que o ensino do gênero artigo de opinião pode favorecer esse duplo enfoque da integração da IAG. Ao realizar as oficinas de escrita, as ferramentas podem contribuir, por exemplo, para o estudo das características do gênero e do exercício da argumentação, mas também desenvolver o pensamento crítico sobre os conteúdos gerados pela IAG.

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    Objetivos:

    1. Integrar o uso da Inteligência Artificial (IA) generativa ao ensino da produção de texto, na área de Língua Portuguesa, identificando potencialidades e riscos dessa tecnologia na aprendizagem da leitura e escrita.
    2. Reelaborar a Sequência Didática (SD) Pontos de Vista, do Programa Escrevendo o Futuro, para o ensino da escrita do artigo de opinião, integrando recursos da IA generativa como ChatGPT, e aplicá-la, em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública de SP.
    3. Observar, refletir e sistematizar estratégias de ensino-aprendizagem com e sobre a IA generativa, identificando as que favorecem ou não a aprendizagem da leitura, da escrita e do uso ético, seguro e responsável da IA generativa.
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    Produtos:

    • Elaboração de atividades com o uso da IA generativa que complementem a sequência didática para escrita do artigo de opinião.
    • Nova edição (em formato pdf) do Caderno Docente Pontos de Vista com o uso da IA generativa.
    • Artigo em formato de estudo de caso, aprofundando a experiência e oferecendo subsídios para novas aplicações e investigações sobre a integração da IA generativa no ensino e aprendizagem da leitura e escrita.
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    Públicos impactados:

    Gestoras(es) Escolares, Professoras(es) dos Anos Finais do Ensino Fundamental e  Estudantes.

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    Abrangência:

    Município de São Paulo (SP).

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    Investidor:

    Edital Inteligência Artificial para Educação Fundação Itaú – 2025.

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    Vigência:

    Fevereiro a julho de 2025.