Este projeto apresenta uma proposta de integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no ensino de produção de texto, visando identificar as potencialidades e os riscos dessa tecnologia no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Para tanto, propõe-se a integração de ferramentas de IAG, como o ChatGPT, no planejamento e realização de uma sequência didática para o ensino da escrita de artigo de opinião com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do estado de São Paulo, durante o período de um semestre.
Essa sequência didática, disponível no Caderno Docente Pontos de Vista, foi produzida pelo Programa Escrevendo o Futuro, iniciativa do Itaú Social e coordenação técnica do Cenpec, que desde 2002 promove uma série de ações voltadas para a formação continuada de professoras(es) de língua portuguesa da rede pública, com foco no ensino e aprendizagem da escrita e leitura. Entre 2008 e 2021, por meio da parceria com o Ministério da Educação, o Programa transformou-se em política pública com a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Neste projeto experimental, a ser aplicado pela equipe do Cenpec em conjunto com a(o) professor de Língua Portuguesa, pretende-se verificar tanto o uso da IAG como ferramenta para apoiar o ensino da produção do texto quanto a dimensão da aprendizagem sobre o uso da IA, que envolve questões como confiabilidade das informações; redução da diversidade de opiniões e aumento das desigualdades;
privacidade, segurança e autoria.
Entende-se que o ensino do gênero artigo de opinião pode favorecer esse duplo enfoque da integração da IAG. Ao realizar as oficinas de escrita, as ferramentas podem contribuir, por exemplo, para o estudo das características do gênero e do exercício da argumentação, mas também desenvolver o pensamento crítico sobre os conteúdos gerados pela IAG.
Gestoras(es) Escolares, Professoras(es) dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Estudantes.
Município de São Paulo (SP).
Edital Inteligência Artificial para Educação Fundação Itaú – 2025.
Fevereiro a julho de 2025.