Quais são as demandas formativas de professores(as) que ensinam matemática nos níveis fundamental e médio? Essa foi a pergunta motriz da pesquisa desenvolvida em 2018 pela Diretoria de Pesquisa e Avaliação do Cenpec, em parceria com a Fundação Itaú Social.
A investigação teve como objetivo contribuir para os processos de formação desses(as) docentes e surgiu de uma solicitação da Fundação Itaú Social (FIS), que se traduziu em duas vertentes:
O interesse no Programa OBMEP na Escola, uma ação de formação de professores de matemática desenvolvida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) no âmbito da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Esse interesse foi motivado pelo número expressivo de professores(as) reprovados na seleção dessa ação formativa, o que pode sugerir grandes lacunas em sua formação. A intenção de reunir subsídios para o planejamento de programas de formação capazes de impactar políticas públicas, promovendo a melhoria da qualidade do ensino da matemática no Brasil.
O estudo foi desenvolvido por meio de três movimentos de análise: