Pesquisas

    Seleção velada em escolas públicas

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    Ficha técnica
    Período de realização: 2011 a 2013. Iniciativa: Fundação Tide Setubal. Realização: Fundação Tide Setubal e Cenpec.

    Resumo

    Este artigo, de autoria dos pesquisadores Antônio Batista, Mauricio Ernica, Luciana Alves e Vanda Ribeiro, apresenta os resultados de uma investigação que buscou identificar processos e práticas de seleção de estudantes em escolas públicas comuns – estaduais e municipais –, localizadas em regiões predominantemente periféricas.

    A pesquisa buscou ainda apreender os princípios que orientam esses processos e práticas de seleção velada. Trata-se de procedimento contrário à legislação educacional local que rege o sistema de matrícula das escolas públicas comuns. Utilizando o procedimento de bola de neve, os pesquisadores entrevistaram secretários de escolas, encarregados de realizar a matrícula.

     

    Ementa

    A pesquisa se situa no quadro dos estudos a respeito das relações de interdependência competitiva entre escolas. De natureza exploratória e qualitativa, teve como objetivos apreender práticas e princípios utilizados por escolas públicas em processos de seleção velada de alunos para matrícula.

    A metodologia consistiu na realização de entrevistas junto a secretários de estabelecimentos de ensino encarregados de realizar a matrícula. As escolas investigadas – estaduais e municipais – estão localizadas em regiões predominantemente periféricas e situadas em um contexto marcado por um modo de regulação que inibe tanto a escolha de estabelecimentos de ensino pelas famílias como processos de seleção de estudantes.

    A análise dos dados revelou dois processos de seleção:

    • evitamento, concretizado pela negação de cadastro e pela não aceitação de matrículas quando os solicitantes são avaliados como supostas ameaças à disciplina;
    •  expulsão velada, quando alunos indesejados são convidados a buscar outro estabelecimento, devido a conflitos e problemas de comportamento.

    Nos dois casos, o princípio gerador das práticas e processos é assegurar a disciplina no ambiente escolar. Os dados indicam que esses preconceitos parecem penalizar principalmente famílias com nível socioeconômico e cultural mais baixo e que apresentam disposições mais distantes da cultura escolar.

     

    Referência biliográfica

    CENPEC. Informe de Pesquisa n. 10 |Remoção de professores e desigualdades em territórios vulneráveis, maio 2015. Disponível em: http://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2015/08/Informe_de_Pesquisa10.pdf. Acesso em: 3 jul. 2019.