Pesquisas

    Educação, Valores e Direitos

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    Ficha técnica
    Período de realização: Março de 2022. Iniciativa: Articulação em Defesa do Direito à Educação e contra a Censura nas Escolas. Realização: Plano CDE, Cesop/Unicamp e Instituto DataFolha..

    Resumo

    Os últimos anos têm sido marcados pelo esvaziamento do Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014), o sufocamento do financiamento educacional e a promoção de propostas e políticas de forte caráter conservador.

    Entre as prioridades do atual governo federal no que tange à educação estão a regulamentação da educação domiciliar, a proibição da abordagem de gênero, raça e sexualidade nas escolas, a promoção das escolas militarizadas e o apoio às propostas do movimento Escola sem Partido.

    Felizmente, a população é menos conservadora e mais progressista do que alardeado por esses movimentos ultraconservadores. Esse foi um dos achados da pesquisa Educação, Valores e Direitos, coordenada pelo Cenpec e pela Ação Educativa, e realizada pelo Datafolha e pelo Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop/Unicamp) em março de 2022.

    Divulgados em partes, os resultados da pesquisa nacional mostram que o nível de adesão a essas agendas excludentes é limitado e não se sustenta quando confrontado com situações cotidianas e familiares:

    • 8 de cada 10 brasileiras(os) rejeitam a educação domiciliar (ou homeschooling);
    • 72% afirma que confia mais em professoras(es) do que militares para atuar nas escolas e 45,2% da população nunca ouviu falar sobre escolas militarizadas;
    • 96% defendem que as escolas devem oferecer informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e como preveni-las;
    • 82% entendem que a escola deve promover o direito de as pessoas viverem livremente sua sexualidade, sejam elas heterossexuais ou LGBTQIA+s;
    • 91% são favoráveis à discussão sobre a discriminação racial;
    • 81% defendem a inclusão de estudantes com deficiências em escolas regulares.

    Ementa

    A pesquisa buscou compreender a percepção e a adesão da população frente a essas diversas agendas conservadoras na educação e entender quais as prioridades da sociedade relacionadas à melhoria da educação. A etapa qualitativa foi realizada com o Plano CDE e a quantitativa pelo Cesop/Unicamp e Instituto DataFolha.

    Foram entrevistadas 2.090 pessoas de 16 anos ou mais de 130 municípios, sendo a margem de erro máxima de 2 pontos percentuais dentro do nível de confiança de 95%.

    Como macro-temas, foram investigados:

    • a educação domiciliar e a educação inclusiva;
    • a militarização de escolas e prioridades para a melhoria da educação;
    • relações raciais na escola;
    • igualdade de gênero e educação sexual;
    • política na escola;
    • problemas prioritários da educação.