Educação integral e currículo escolar foi elaborado no âmbito do Programa de Assessoria às Políticas de Educação Integral, uma parceria entre o Cenpec e o Itaú Social, que vigorou até 2017, e traz proposições para elaboração, implementação e acompanhamento de projetos desse tipo.
Na primeira parte, a publicação faz um levantamento da produção teórica que descreve experiências nacionais e internacionais relacionadas à educação integral, como os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no Rio de Janeiro; e o Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, em Salvador, além dos casos da Itália, França, Alemanha e países da América Latina, entre outros. Ao final, consta também a legislação que norteia propostas de educação integral e escola de tempo integral no Brasil.
A segunda parte explicita casos de educação integral nas redes municipais, especialmente as de Vitória e Belo Horizonte, tomadas como estudos em pesquisas realizadas em escolas de educação básica, documentos curriculares e entrevistas com educadoras(es) e estudantes.
Finalmente, como uma contribuição para a pesquisa acadêmica, a terceira e última parte do livro traz proposições para um currículo coerente com a perspectiva da educação integral e relaciona concepções, potencialidades e limites.
Vale destacar, inclusive, que o texto parte de uma concepção de currículo enquanto processo, articulado nas diferentes dimensões trazidas pelo teórico José Gimeno Sacristán: