Pesquisas

    A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável

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    Ficha técnica
    Período de realização: 2009 a 2012. Iniciativa: Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social e Fapesp. Realização: Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social, Fapesp e Cenpec.

    Resumo

    Este artigo apresenta resultados da pesquisa Educação em territórios vulneráveis, cujo objetivo geral foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais.

    Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes.

    A investigação articula procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo.

    A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas.

    O estudo mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados:

    • isolamento da escola no território;
    • oferta reduzida de matrícula de educação infantil;
    • concentração e segregação da população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados;
    • posição de desvantagem de suas escolas no quase mercado escolar oculto;
    • dificuldades, dada essa posição de desvantagem, de apresentarem as condições necessárias para garantir o funcionamento escolar.

    Ementa

    O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo (SP).

    A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas.

    Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula na Educação Infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; mecanismos de interdependência competitiva entre escolas; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.