Projetos

    Cenpec tem projeto aprovado pela Petrobras para fortalecer direitos da infância

    Compartilhar em suas redes:

    São Paulo, 28 de julho – A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (26/06) os projetos aprovados na Seleção Pública Socioambiental 2023. Dentre os 34 selecionados, o projeto Transformando o Amanhã – Direitos e Conquistas, idealizado pelo Cenpec, foi um dos contemplados na linha de Educação.

    De acordo com Ana Cecília Chaves Arruda, Gerente de Relações Institucionais do Cenpec, o projeto deve contribuir para o fortalecimento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente vítimas ou testemunhas de violência, e terá como foco o fortalecimento das instituições que fazem parte da rede de proteção, entre as quais a escola.

    “O Cenpec tem muita experiência na elaboração e execução de projetos que articulam educação, assistência social e comunidades educadoras. Nesta proposta, consideramos também essa tríade e temos certeza que essa iniciativa irá contribuir para o enfrentamento das desigualdades e a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes”.

    Para isso, a proposta aprovada deve contemplar ações articuladas entre os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes (SGDCA) Vítimas ou Testemunhas de Violência, entre os quais a comunidade escolar, além de contemplar ações que envolvam os(as) estudantes e familiares, conforme explica Letícia Araújo, coordenadora de projetos que integra a Gerência de Projetos e Pesquisas do Cenpec.

    “Entendemos que seria fundamental fortalecer o SGDCA vítimas ou testemunhas de violência, entre os quais os educadores e educadoras, além dos próprios adolescentes e suas famílias em atividades que promovam a proteção contra a violência, o desenvolvimento integral desses estudantes e o fortalecimento dos vínculos familiares”, comenta.

    Os projetos aprovados na seleção começarão suas atividades em janeiro de 2025, com o objetivo de impactar positivamente as comunidades envolvidas.

    Saiba mais aqui.