Em um país de proporções continentais como o Brasil, compreender a realidade de cada território é fundamental para formular políticas públicas que enfrentem as desigualdades educacionais. Com esse propósito, os municípios de Santaluz e Barrocas, na Bahia, e Riacho dos Machados, em Minas Gerais, desenvolveram um diagnóstico situacional das suas redes de ensino, a partir de uma assessoria técnica feita pelo Cenpec, com o apoio da Equinox Gold.
Desenvolvida entre julho e dezembro de 2024, a iniciativa envolveu equipes técnicas das secretarias municipais, diretoras(es), coordenadoras(es), professoras(es), estudantes e demais profissionais que atuam nas escolas. Na prática, foram realizadas visitas às unidades escolares, aplicação de questionários on-line, além do levantamento e qualificação dos dados educacionais de cada município.
O diagnóstico educacional de cada cidade subsidiou a elaboração de um Plano de implementação plurianual, que visa apoiar as redes na elaboração do seu planejamento estratégico de educação e execução de ações comprometidas com a melhoria da aprendizagem e a garantia dos direitos educacionais.
O processo de diagnóstico educacional é complexo, pois exige um trabalho extenso de coleta, cruzamento e análise de dados. Nesse contexto, o diálogo e as trocas constantes com o chão da escola e as equipes das secretarias foram determinante para o sucesso do projeto.
Estar próximo foi fundamental. Estabelecemos esse contato desde o início, definimos quem eram os pontos focais e toda essa estrutura nos ajudou a criar um vínculo sólido e de confiança com cada pessoa quando a gente explicou o que era o projeto, o que se esperava dele, o que queríamos com essa coleta de dados, qual era o resultado final. Esses seis meses foram cruciais para estabelecer esse compromisso e compreender quais eram os desafios dos municípios e o que eles tinham de potência também”, afirma Juvenal Soares, especialista do Cenpec e gestor de implementação do projeto.
As etapas do diagnóstico envolveram uma coleta de dados qualitativos e quantitativos de cada localidade. Foram realizadas escutas presenciais com integrantes da comunidade escolar – desde estudantes e professoras(es) até equipes pedagógicas e administrativas das escolas -, além da aplicação de um questionário on-line para levantamento de informações sobre infraestrutura, perfil do público atendido nas unidades escolares, entre outros. Dados do IBGE também complementaram as análises para uma compreensão abrangente dos contextos locais.
Assim, foram elencados alguns eixos temáticos comuns a essas redes e cada município pode priorizar, dentro de suas condições e necessidades, quais devem ter ações mais imediatas.
A organização do diagnóstico de cada município se deu a partir de uma estrutura que permitisse olhar para determinados eixos: de aprendizagem; de gestão e monitoramento dessa aprendizagem; de infraestrutura; de articulação entre programas e ações da Secretaria; de estrutura e funcionamento dessas secretarias; e de intersetorialidade”, explica Érica Catalani, coordenadora do Cenpec responsável pelo projeto.
Os diagnósticos de Santaluz, Barrocas e Riacho dos Machados foram apresentados e validados por cada equipe das secretarias municipais, subsidiando, na sequência, a elaboração dos planos plurianuais de implementação.
Para Priscila Beltrame, técnica de programas e projetos do Cenpec, essa ação dialógica com os territórios, um dos princípios de intervenção do Cenpec, agregou diferencial à iniciativa, despertando também sobre a importância dos dados na elaboração de políticas públicas educacionais.
O fato de realizar esse levantamento e discussões acerca dos dados já traz uma inspiração de que as ações precisam ser planejadas e orientadas a uma finalidade comum. Articular gestoras e gestores escolares e educacionais na análise e validação dos diagnósticos, bem como na proposição de soluções para os desafios detectados, fortalece a importância das conexões entre secretaria e escola”, comenta.
Como muitos municípios brasileiros, Santaluz, Barrocas e Riacho dos Machados vivenciam desafios comuns a regiões rurais que se encontram em processo de urbanização devido à expansão das atividades econômicas dos territórios.
Barreiras de acesso, permanência e aprendizagem desde a educação infantil foram questões levantadas no diagnóstico, além dos desafios de classes multisseriadas – isto é, salas que reúnem estudantes de diferentes idades e níveis educacionais.
A análise dos dados socioeconômicos também permitiu entender como fatores externos a escola podem impactar no ensino e na aprendizagem das turmas. Nesse sentido, o diagnóstico lança luz para a importância de ofertar uma educação que considere o desenvolvimento integral de cada estudante, assumindo a intersetorialidade como estratégia para viabilizar e fortalecer essa concepção.
Para além dos desafios, o diagnóstico ainda mostrou potencialidades já existentes em cada território.
“As redes estão preocupadas com a aprendizagem e possuem relatórios de avaliações padronizadas, porém, são pouco explorados como subsídios para formação continuada. São territórios onde há um crescimento populacional constante que também tem uma diversidade cultural e étnico-racial muito grande, o que possibilita discutir estratégias de aprendizagem e currículo nessa perspectiva da diversidade”, diz Érica.
De modo complementar, Juvenal destaca que “as redes têm um olhar muito importante para saúde mental. Muitos relatos dos diagnósticos trouxeram o cuidado com esse assunto”.
Não por acaso, a construção coletiva do diagnóstico, seguido da consolidação de um plano de implementação, foram reconhecidas pelas equipes das secretarias municipais como instrumentos importante para a tomada de decisão da gestão educacional.
Eu vejo o diagnóstico como um levantamento do problema. Às vezes a gente está ali convivendo com ele, mas não estamos enxergando com o mesmo olhar, e com um estudo daquilo, a gente consegue achar solução. Hoje nós temos como rede muitos desafios: de evasão escolar, formações continuadas, de infraestrutura, entre outros. E o projeto veio contribuir para trazer solução para aquilo que a gente tem visto como um desafio”, diz Patricia Barreto dos Santos, ponto focal do projeto da secretaria municipal de educação de Santaluz (BA).
O Cenpec deu colaborações significativas para que pudéssemos montar o diagnóstico da rede com os aspectos positivos e as fragilidades que nossas escolas possuem. Agradecemos também a Equinox e desejamos, para 2025, novas contribuições, novos caminhos para que possamos ter escolas significativas na aprendizagem, e uma aprendizagem exitosa diante do diagnóstico e do plano de ação criado”, diz Claudia Pereira de Araújo Queiroz, Coordenadora Geral de Educação de Barrocas (BA).
O diagnóstico educacional das redes de Santaluz, Barrocas e Riacho dos Machados é resultado da parceria entre o Cenpec, a Equinox Gold e as secretarias municipais. O trabalho integrado e colaborativo entre poder público, sociedade civil organizada e setor privado foi essencial para desenvolver, dentro de um período de seis meses, um material consistente e adaptado às necessidades locais.
Nada tem mais poder de mudar a realidade de crianças e adolescentes do que a educação. E, por isso, nós da Equinox Gold, operação de Fazenda Brasileiro, temos como objetivo prioritário o investimento para melhoria na educação pública. Para isso, contamos com o apoio do Cenpec, que desenvolveu no diagnóstico aprofundado da situação atual e um plano de ação que vamos implementar em breve. Uma parceria que tem dado certo e que promete trazer ainda mais benefícios para a população da nossa região”, celebra Kerlley Oliveira, coordenadora de Responsabilidade Social da Equinox Gold.
Para os municípios, o trabalho realizado foi fundamental para entender o presente e planejar o futuro da educação para os próximos anos, tendo como foco principal o enfrentamento das desigualdades e a promoção de uma educação pública com mais qualidade.
“Agradecemos ao Cenpec e a Equinox Gold que foi ponte para esse processo. Vejo que estamos bem assessorados e temos o privilégio de ter o Cenpec nos assessorando naquilo que a gente precisa. A secretaria de Santaluz tem profissionais que respiram a educação e que lutam por uma educação de qualidade. Ficamos feliz por saber que existem pessoas e organizações que pensam como a gente, e foi isso o que a gente sentiu com a equipe Cenpec”, enfatiza Patricia, de Santaluz (BA).
Em breve, os planos de implementação serão entregues às novas gestões municipais. Nos próximos meses, outras iniciativas de continuidade, com foco no apoio à formação para professoras(es), fortalecimento da gestão democrática, equidade e intersetorialidade devem ser desenvolvidas a partir da parceria entre Cenpec e Equinox Gold.