O ensino e a aprendizagem da matemática na educação básica segue como um grande desafio educacional do Brasil. Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) mostram que menos de 50% das(os) estudantes brasileiras(os) possuem conhecimentos matemáticos básicos.
Além das dificuldades de aprendizado, a ansiedade em relação à matemática também impacta o desempenho das(os) estudantes. Um levantamento do PISA também revelou que 79,5% das(os) estudantes sentem ansiedade em relação às notas de matemática, enquanto 62,3% relatam nervosismo e tensão ao resolver problemas matemáticos.
A construção dessa crença limitante em torno da matemática envolve diversos fatores do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é equivocado afirmar que a matemática é um conhecimento para poucos e que somente algumas crianças, adolescentes e jovens são capazes de aprendê-la.
Essas e outras questões foram abordadas em um diálogo realizado com a pedagoga Maria Amabile Mansutti, consultora do Cenpec. Ela afirma que a dificuldade com a matemática não é inata, mas construída a partir das sucessivas experiências de fracasso que vão se acumulando ao longo da trajetória escolar, relacionadas a diversos aspectos do processo de ensino e aprendizagem.
Segundo a especialista, o baixo desempenho em matemática de estudantes brasileiras(os), em avaliações internacionais e nacionais, também não é um fato atual, mas um problema crônico da educação brasileira. A causa maior do problema não é a falta de formação de professoras(es), de orientações e de materiais pedagógicos e didáticos de qualidade, mas a insistência em medidas isoladas, que não levam aos resultados esperados na aprendizagem de matemática.
Embora muito se fale da importância de pensar a totalidade do processo de ensino-aprendizagem, muitas vezes, a formação de professoras(es) concentra-se mais nas questões do ensino do que na aprendizagem, que é centrada na(o) estudante. Nesse sentido, Amabile avalia que a reversão desse cenário demanda outras ações, como a análise aprofundada das condições de aprendizagem de cada aluna(o).
Confira a análise completa da especialista Maria Amabile Mansutti sobre estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática na educação básica: