-
Vamos fazer um sarau?
Autora da oficina: Madalena Monteiro, contadora de histórias e formadora do Projeto Entre na Roda. Conteúdo publicado originalmente na Plataforma do Letramento
- Tamara Castro
Sequência de atividades para realização de um sarau literário e musical com os estudantes.
• Livros, revistas e sites de poesias.
• Vídeos e áudios de pessoas experientes declamando poemas.
• Tecidos, papéis coloridos, tintas, canetas, tesouras para decorar o ambiente.
• Aparelho de som, instrumentos musicais para criar o ambiente sonoro.
• Desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura de poemas.
• Conhecer um repertório de poemas por meio da leitura feita pelo professor e por si mesmo.
• Identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem.
• Conhecer alguns poetas, de estilos variados, e saber um pouco sobre sua vida, trajetória e principais obras.
• Reconhecer o sarau como um tipo de evento cultural.
• Participar ativamente da organização e realização de um sarau.
• Declamar poemas com ritmo e entonação adequados ao texto, ao público e à situação de comunicação.
Desenvolver nos estudantes o gosto pela leitura e criação literária de forma lúdica e criativa.
Adolescentes de Ensino Fundamental e Ensino Médio
Sala de aula, ateliê de artes, teatro, pátio ou outro espaço
3 a 6 encontros de 1h a 1h30
Recentemente, os saraus literários voltaram a florescer em diversos espaços por todo o país. Com essa inspiração e aproveitando o gosto pela brincadeira com palavras e rimas, que tal organizar um sarau com sua turma?
Muitas pessoas gostam de recitar poemas, tirar versos e fazer brincadeiras de rimas. Esse gosto tem sido pouco explorado em virtude de outras ofertas de entretenimento e atividades variadas que ocupam grande parte do tempo de nossas crianças e jovens, bem como por causa das exigências do currículo escolar.
Propomos uma sequência de atividades em que os alunos selecionam poemas e se preparam para apresentá-los em um evento público, organizado por eles. Ao oferecer aos jovens a oportunidade de se debruçar sobre textos poéticos, estamos também lhes dando a chance de se aproximar de um gênero ligado à sensibilidade do escritor e do leitor, que comunica não só pelas palavras, mas pela sonoridade e pelas imagens construídas, estimulando a leitura como ação que desperta o imaginário e a criação.
A palavra sarau vem do latim seranus, que dá origem à palavra galega serao e, mais tarde, serão, em português.
Sarau é um evento cultural em que as pessoas se encontram para se manifestar artisticamente. Em geral, o evento envolve dança, poesia, leitura de poemas, histórias, música, teatro e artes plásticas.
Há poemas milenares, que atravessaram as fronteiras de tempo e espaço, passando de boca em boca, até chegar aos nossos dias. Um exemplo bem conhecido é o “Cântico dos cânticos”, atribuído ao rei Salomão. Essa obra, considerada o mais famoso poema de amor da humanidade, está no Antigo Testamento e inspira poetas, músicos e outros artistas até hoje. Atualmente, temos um vasto acervo poético, dos mais variados estilos, tanto para adultos como para crianças, que agrada diferentes gostos literários.
Para além das atividades de analisar a forma do poema e levantar as características desse texto (estrofes, versos regulares, uso de metáforas e, com certa frequência, uso de rimas), a proposta é experimentar o sabor de se deixar levar pelo texto poético, comentar, deliciar-se e escolher os que mais agradam a cada um. Essa é também uma possibilidade de se descobrir como leitor, entrando em contato com poemas de diferentes épocas e estilos, de forma livre e prazerosa.
Apresentação da proposta
Um bom jeito de começar é ler ou declamar um ou mais poemas para a turma e, em seguida, conversar sobre esses poemas e sobre outros que eles conheçam. Ao final, proponha a realização de um sarau, que poderá ser destinado ao público escolar ou aberto às pessoas da comunidade. Para isso, você pode pedir aos alunos que pesquisem o que é um sarau, como se organiza, além de pesquisarem poemas e trazer os que mais lhes agradarem para compartilhar com o grupo.
Ampliação de repertório
Nos encontros seguintes, é interessante trazer poemas de estilos e autores variados para apresentar aos alunos. Você pode ler/declamar ou trazer áudios e/ou vídeos de pessoas experientes declamando. Caso conheçam poetas locais ou pessoas da comunidade afeitas a esse tipo de atividade, será muito enriquecedor convidá-los para se apresentar à turma.
É interessante fazer parceria com o responsável pela biblioteca ou sala de leitura da escola, ou ainda com a biblioteca municipal ou o centro cultural mais próximo, apresentando a proposta que está desenvolvendo. Você pode combinar algumas visitas periódicas a esses ou outros locais de difusão da cultura letrada para ampliar as possibilidades de contato com diferentes estilos de poesia e outros gêneros literários.
No entorno da escola acontecem saraus ou evento artísticos semelhantes? Que tal convidar os estudantes para assistir a um deles? Assim os jovens vã se familiarizando e desenvolvendo o gosto por esses eventos. Além disso, vão se sentir mais à vontade para participar do sarau da turma.
Estimule os alunos a ler e/ou declamar os poemas selecionados por eles. Nessas aulas é importante garantir um tempo para comentários: por que escolheram determinado poema, o que sabem sobre o autor, o que acham do estilo do poema, a comparação com outros poemas ou estilos conhecidos pela turma até agora. Outra estratégia para instigar a participação dos alunos é, após a leitura, relembrar alguns trechos escolhidos pelo professor ou que chamaram a atenção dos alunos, ressaltando alguns aspectos: a beleza de uma expressão; a brincadeira com os sons; as possibilidades de significado de determinados trechos ou do poema todo; o entendimento de uma metáfora usada etc.
Procure favorecer a reflexão sobre esse gênero textual: como são criados os efeitos sonoros em determinados poemas; a regularidade da métrica de muitos deles; a musicalidade gerada por meio da repetição de sons; os diferentes sentidos e climas criados pela repetição de palavras ou versos, ou por recursos como metáforas e comparações; o poema como expressão de sentimentos diversos e por vezes contraditórios, desde amor, amizade, até revolta, contrariedade, ódio.
Seleção de repertório
Essas audições seguidas das conversas contribuirão para que, pouco a pouco, os alunos descubram seus estilos, temas e autores preferidos. Ao mesmo tempo que ampliam seu repertório poético, eles já podem ir escolhendo os poemas que querem apresentar no sarau. Deixe-os à vontade para escolher se preferem ler em voz alta ou memorizar um poema e declamá-lo de forma mais dramática, coletiva ou individualmente.
Estratégias de memorização
Você pode trabalhar com os estudantes algumas estratégias, por exemplo:
• declamar ou ler com eles o poema inteiro durante alguns dias consecutivos;
• declamar e pedir que repitam verso por verso;
• declamar junto com os alunos à medida que vão memorizando o texto;
• ouvir declamações de poetas ao vivo ou em áudio;
• um aluno ler poemas em voz alta, fazendo pausas para que os demais repitam cada trecho.
Clique aqui para ler mais dicas.
Ensaios
A ideia de se apresentar publicamente pode intimidar alguns alunos. Para garantir que eles se saiam bem nessa empreitada, é preciso ensaiar com a classe e conversar sobre suas atuações para que se aperfeiçoem pouco a pouco e se sintam mais à vontade com a exibição no dia do sarau.
Combine com a turma dias da semana nos quais dois ou três alunos recitam um poema para os demais. Caso tenham selecionado o mesmo poema, não há problema, pois o que importa nesse momento é que assumam lugar semelhante ao que ocuparão no dia do sarau. Após os ensaios, estimule o grupo a tecer comentários, enfatizando o que cada colega revelou de bom em sua apresentação e dando dicas do que pode ser melhorado.
Por fim, oriente a turma a organizar o repertório que vão apresentar. Os estudantes podem optar por ler ou declamar alguns poemas individualmente, outros em duplas, pequenos grupos ou até apresentar um poema coletivamente.
Além de decidir se vão ler ou declamar, os jovens podem usar outros recursos na apresentação, como: instrumentos para marcar o ritmo; imagens estáticas ou em movimento que possam enriquecer a apresentação do poema; movimentos sincronizados para enfatizar uma imagem do texto; ou qualquer outra ideia que lhes tenha surgido, seja inspirados pelo poema, seja com base nas pesquisas realizadas ou em outros saraus a que tenham assistido. Oriente-os a ensaiar bem para que esses recursos não comprometam a leitura ou declamação.
Se houver alunos que tocam instrumentos musicais ou cantam, estimule-os a apresentar seus talentos e acompanhar as leituras e declamações dos colegas. Trazer outras modalidades artísticas – como esquetes teatrais, desenhos, pinturas, esculturas – elaboradas pelos estudantes também enriquecerá o sarau.
Preparação
Envolva toda a turma na organização do evento, definindo: o local, o dia e o horário em que acontecerá; a produção dos convites, as formas de divulgação e quem serão os convidados; os recursos que serão usados nas apresentações etc. Se forem utilizar aparelhos para amplificar o som, é necessário treinar o uso do microfone. É preciso saber: como posicioná-lo diante da boca; a distância que se deve tomar para que a voz não fique estridente, ou para que não se produzam sons desagradáveis no meio da fala; como se posicionar caso o microfone esteja num pedestal; cuidados para não se enroscar no fio, entre outros.
O grupo deverá divulgar o evento e enviar os convites com pelo menos uma semana de antecedência. No dia do sarau, o espaço deve estar preparado, conforme o que tenham combinado, de modo que seja aconchegante e agradável para os convidados e os “artistas”. É interessante decorar o local com poemas ilustrados pelos alunos ou outras obras artísticas. Um cuidado importante: o palco deve ter um fundo mais neutro para não desviar a atenção do público daquele que está se apresentando.
Avaliação
Combine com a turma um dia para avaliar o evento: oriente que cada um enfoque a própria atuação, pois assim aparecerão mais os pontos positivos, que favorecem o fortalecimento da autoestima e a confiança entre o grupo e o professor. Você pode apresentar, com cuidado, alguns pontos frágeis do evento como um todo (não em apresentações individuais). Procure destacar os conhecimentos construídos ao longo de todo o preparo do sarau e o que pode ser aprimorado nos próximos eventos.
Há inúmeros materiais interessantes sobre poesia espalhados na rede. Fizemos uma seleção que pode ajudar a ampliar o repertório da turma e colaborar nos ensaios:
• O poeta Carlos Drummond de Andrade declama seu poema “Mundo grande”.
• A intérprete Maria Bethânia declama “Passagem das horas”, de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa).
• O poeta Manoel de Barros declama alguns de seus poemas.
• Poemas de Sérgio Vaz.
• Poemas de Múcio Góes.
• Site da poetisa Roseana Murray.
• Vídeo “Como organizar um sarau”, da revista Nova Escola.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |