Lendo imagens

-

Lendo imagens

Este especial multimídia, criado com a assessoria da professora Lucia Santaella, orienta como explorar a leitura de imagem na aprendizagem. Material elaborado em 2015 pela Plataforma do Letramento com a assessoria da professora Lucia Santaella

Nosso cotidiano está cercado de imagens dos mais diversos tipos, origens e finalidades, acompanhadas ou não de textos escritos ou de outras linguagens: fotografias, vídeos, gravuras, histórias em quadrinhos, placas, avisos, logomarcas, games, anúncios publicitários. As variedades são inúmeras e cada vez mais acessíveis a uma quantidade maior de pessoas.

Nesse contexto, surge a importância de reconhecer a imagem como uma linguagem e compreender suas especificidades. Mas será possível “ler imagens”? Quais são os principais elementos dessa linguagem? E de que modo é possível formar leitores capazes de construir relações de sentido entre texto escrito e imagem?

Elaborado com a assessoria da professora Lucia Santaella, doutora em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), este Especial multimídia aborda as diferentes relações entre imagem e escrita, para subsidiar o desenvolvimento de habilidades em ler imagens, ou seja: observar aspectos e traços constitutivos dos diversos tipos de imagem com que convivemos.

Clique sobre a imagem abaixo para navegar!


Veja também