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Este informe de pesquisa traz resultados de investigação desenvolvida na subprefeitura de São Miguel Paulista, zona leste do município de São Paulo. Tal investigação integra a pesquisa Educação em territórios vulneráveis. Seus objetivos são apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social presentes no interior da região impactam a escola nela situada e a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes.
Pretende-se reunir elementos para subsidiar políticas e programas que ampliem as oportunidades educativas da população que vive em regiões de alta vulnerabilidade social nas metrópoles. Nelas, evidencia-se um aparente paradoxo: embora sejam ricas, econômica e culturalmente, concentradoras de grande poderio político, ligadas a redes nacionais e internacionais, suas escolas públicas não apresentam resultados compatíveis com essa riqueza e poderio.
Os estudos existentes procuram explicar esse paradoxo articulando aportes da sociologia urbana e da sociologia da educação, e buscam analisar os impactos educacionais da forma como as intensas desigualdades sociais metropolitanas se expressam em seu território, transformando-se em segregação territorial.
A educação pública metropolitana seria marcada pelo efeito de território, um conceito que é objeto de debates na literatura sociológica e educacional. Os resultados da investigação realizada indicam, para o caso estudado, a atuação desse efeito, restringindo a qualidade da oferta educacional das escolas situadas em territórios de alta vulnerabilidade social.
O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo (SP).
A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula na Educação Infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; mecanismos de interdependência competitiva entre escolas; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.
CENPEC. Informe de Pesquisa n. 3 | Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole: um caso na periferia de São Paulo. Disponível em: http://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2015/08/Informe_de_Pesquisa3a.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.