Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.

Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Publicações

    Em busca de saídas para a crise das políticas públicas de EJA

    Compartilhar em suas redes:
    Ficha técnica
    Período de realização: 2022. Iniciativa: Movimento Pela Base. Realização: Ação Educativa, Cenpec e Instituto Paulo Freire.

    Resumo

    Qual é o histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e qual a atual situação das políticas e programas voltados a essa modalidade da educação básica?

    Este estudo, iniciativa do Movimento Pela Base e realizado em parceria pelas organizações da sociedade civil Ação Educativa, Cenpec e Instituto Paulo Freire, apresenta um panorama histórico sobre as políticas públicas de EJA, mostrando os avanços e recuos sofridos por essa modalidade de ensino nas duas últimas décadas. Além disso, faz uma análise minuciosa das normativas atuais da EJA.

    Com base nessas análises, o documento tece recomendações para as políticas públicas, especialmente para o Programa Nacional do Livro Didático para a EJA (PNLD EJA).

    O objetivo da pesquisa é contribuir para trazer à luz a situação real da educação escolar de jovens e adultos no contexto crítico em que se encontra o sistema educacional brasileiro, e mobilizar a sociedade civil para que a EJA ganhe espaço na agenda de prioridades de uma educação de qualidade, que contribua para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

     

    Ementa

    A pesquisa, iniciativa do Movimento pela Base, traz um histórico da Educação de Jovens e Adultos desde 1940 até os dias atuais e apresenta uma análise sobre a educação básica de jovens e adultos no Brasil contemporâneo.

    O objetivo é estimular e subsidiar debates com representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com gestoras(es) educacionais e demais interessadas(os) em discutir caminhos políticos para a EJA, na perspectiva de fazer valer o direito à educação de qualidade para todas e todos.