Versão para impressão

Portinari e as brincadeias infantis

 Foto: Jonycunha

Materiais

Bola; Pincéis; Papel branco; Guache e pincéis; Lápis de cor; Massinha de modelar; Computador com acesso à internet; Fita crepe

Voltar para oficinas

 

O que é?

Conjunto de atividades que visam oferecer vivências de apreciação da obra de Cândido Portinari, a partir de brincadeiras infantis.

Para quem?

Crianças de 8 a 10 anos

Onde?

Em um ambiente aberto e em uma sala da instituição/escola

Em quanto tempo?

Em duas sessões de aproximadamente 90 minutos cada uma

Para quê?

Apreciar pinturas de Portinari dedicadas à infância, em três movimentos: fazer, ver e contextualizar.

E para desenvolver

Sessão 1: Brincar, representar e expor

 Acolha o grupo convidando-o para um momento de brincadeiras infantis.  Proponha-lhes, por exemplo: soltar pipa; jogo de futebol, pula-cega, pula- carniça 

E se... 

 

Para organizar estes jogos consulte:

 Depois de um tempo, conduza a turma para uma sala da instituição/escola e abra uma breve conversa sobre as brincadeiras. Indague, por exemplo: O que vocês acharam destas brincadeiras? Vocês conheciam todas? Sabem os nomes das brincadeiras? Como se sentiram ao participar delas?

Após essa conversa, ofereça alguns materiais (papel branco, lápis de cor, tinta guache, pinceis, massinha de modelar etc.) e solicite a todos que representem as brincadeiras das quais participaram por desenho, pintura ou escultura.

Não se esqueça de orientar a turma para identificar o trabalho. Terminado essa fazer. documento as produções e seus autores, por meio de fotos., e organize uma exposição. Convide outros integrantes da instituição/escola a conhecerem os trabalhos.

 

Sessão 2: Conhecer Portinari

Em outro dia, retome a exposição das brincadeiras e, a partir dela, informe o grupo que um famoso pintor brasileiro, Candido Portinari, representou brincadeiras infantis em seus quadros.  Para conhecer este pintor convide o grupo a observar algumas dessas obras (em livros ou na Internet.

Mostre, então, os seguintes quadros:

  • Futebol (1935)
  • Meninos soltando pipa (1943)
  • Meninos soltando papagaios (1947)
  • Meninos Brincando (1955)
  • Palhacinhos na gangorra (1957)
  • Meninos pulando carniça (1957)
  • Moleques pulando sela (1958)
  • Menino com estilingue (1947)
  • Menino com estilingue (1958)
  • Meninos no balanço (1960)

 

E se...

 Com as reproduções em mãos e os resultados das pesquisas do grupo, conduza uma nova conversa sobre as obras de Portinari. Problematize, com questões tais como:

  • Vocês conhecem as brincadeiras retratadas por Portinari? Já brincaram de algumas delas? Se Portinari retratasse as brincadeiras de hoje, o que seria?

 

Portinari retrata em suas pinturas diversas temáticas, entre elas a infância, talvez como uma forma de manter viva a lembrança de sua vida de criança em Brodowski, cidade onde nasceu,no interior de São Paulo.

Sobre este assunto consulte:

http://casadeportinari.com.br/principal.htm

 

  • Nos quadros Meninos Brincando” e “Palhacinhos na gangorra”, Portinari utiliza diversas cores..Estas cores transmitem a vocês sentimentos de alegria, de tristeza, ou indiferença?

Para saber mais sobre a obra de Portinari, clique aqui.

As cores quentes (vermelho, marrom, amarelo) nas vestimentas e rostos das crianças e dos palhacinhos retratados no plano principal das telas indicam a energia, o vigor e a alegria das crianças nas brincadeiras de que participam.  Já os tons em branco talvez venham para expressar a leveza dos movimentos infantis, por mais vigorosas que sejam as atividades em que se envolvam.

Sobre este assunto consulte: A concepção de infância retratada nas obras de Cândido Portinari

  • No quadro “Meninos na Balança”, Portinari consegue produzir com as cores um efeito especial: a transparência. O que elas permitem ver?   

Neste caso as transparências permitem perceber o movimento da balança.  Conforme elas (as balanças) se movimentam pode-se ver partes diferentes dos corpos.

  • Nas obras “Meninos soltando pipas” e “Meninos soltando papagaios”,

Portinari usa também do recurso do plano principal e do plano de fundo. Quais sensações as figuras do plano de fundo nos trazem?

Nestes quadros, os elementos do plano de fundo sugerem a percepção da  distância e da profundidade, além da altura e da largura. Isto é: a tridimensionalidade. Dessa forma, Portinari aproxima a imagem que retrata, da realidade. Conforme escritos biográficos, o pintor em determinado momento de sua vida artística abandonará o compromisso com a tridimensionalidade e assumira postura mais moderna em suas obras

  • No quadro “Fuetebol”, além do jogo e dos jogadores, o artista também retrata outros elementos. Olhando para eles, o que vocês diriam deste lugar?

A imagem, além do jogo de futebol, retrata também um ambiente rural típico de cidades interioranas do Brasil: as cores (da terra e da plantação), a religiosidade (o mastro em forma de cruz); a pecuária (animais pastando e vegetação rasteira); índices de festas populares (o mastro no topo da casa).>

Durante a conversa, faça uma síntese dos principais aspectos da obra, na visão da turma.  E, se achar conveniente, ofereça alguns dados sobre a história de vida deste pintor.

Nesta síntese, não se esqueça de pontuar os movimentos de apreciação de obras de arte da  oficina: primeiro as crianças e jovens tiveram oportunidade de produzir suas próprias obras; depois, viram as obras de arte de Portinari em uma exposição; na sequência, conversaram sobre o contexto artístico dessas obras com base na análise das ficha técnicas e na leitura dos elementos dos quadros (cores, planos, figuras etc.) além de conhecerem alguns aspectos da biografia do importante pintor.

Para terminar, reúna numa única exposição as obras do grupo feitas no inicio desta oficina e a reprodução dos quadros de Portinari.  

O que mais pode ser feito

Além de pesquisa de outras obras de Portinari que retratam brincadeiras infantis (www.portinari.org.br) o grupo poderá ser convidado a organizar um painel com pinturas sobre brincadeiras. Para este trabalho você precisará disponibilizar papel, pincéis e guache.

Caso as crianças e jovens não conheçam murais, pode-se mostrar alguns feitos por Portinari.

Um estudo sobre as cores quentes e frias também poderá ser interessante, veja o  aqui.

Gostou? Veja também

1. Consulte neste catálogo a Oficina “Apreciar e conhecer música”

2. Veja também outros trabalhos de Portinari:

Portinari e a infância

Galeria de obras de Portinari 

Biografia de Cândido Portinari

Portinari e as cores do Brasil - TV Brasil


3. Consulte Ana Mae Barbosa, especialista em Arte Educação:
TV Cultura (Ana Mae Barbosa)


O que é arte, Ana Mae Barbosa:
http://www.youtube.com/watch?v=8NkVRui4k58

É hora de avaliar

Para avaliar, organize com o grupo um esquema ilustrado dos movimentos da apreciação de obras de arte (fazer, ver e contextualizar).

Conheça Também

Parceiros