Brinquedos e brincadeiras na educação infantil

Autor: Tizuko Morchida Kishimoto

Resumo:

A partir da análise da importância da brincadeira para a formação e desenvolvimento global da criança, a autora aponta como a prática lúdica é um aspecto essencial para a constituição da educação infantil desde os primeiros anos de vida, à qual deve estar agregado o cuidado.

Trabalhando a partir das proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, a autora explora as diferentes possibilidades e exigências que se colocam ao desenvolvimento de uma proposta pedagógica que atenda às necessidades de cada uma das diferentes faixas etárias que compõem a infância, assim como o seu desenvolvimento em diferentes realidades socioeconômicas.

Detalhes:

Texto apresentado no Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais, promovido pelo Ministério da Educação

Instituição: Ministério da Educação

Tipo de publicação: Artigo acadêmico

Ano de publicação: 2010

Idioma: Português

Palavras-chave: educação infantil, brincadeira, ludicidade

Visualizar o Arquivo

O que fazemos

  • Assessoria as políticas educacionais, sociais e culturais
  • Formação de agentes educacionais, sociais e culturais
  • Implementação de programas e projetos
  • Produção e disseminação de conhecimento

Como fazemos

Nossas Redes

Abong Rede Nossa São Paulo Rede primeira infância Todos Pela Educação