O que faz
O Cenpec é responsável pelo processo seletivo, monitoramento e avaliação continuada de projetos de arte educação social financiados pelo Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (Impaes), por meio do programa Desafios Impaes.
Com quem faz
Em 2012, o programa Desafios Impaes apoia cinco organizações sociais em diferentes projetos de formação em arte educação: a Associação Arte Despertar, com foco na capacitação e sensibilização de educadores de escolas e organizações sociais; a Casa de Assistência Filadélfia, que forma educadores sociais e professores da rede pública visando a ampliação do repertório sociocultural da população atendida pelas organizações onde atua; a Fundação Stickel, que promove a formação de educadores no bairro paulistano da Brasilândia, através de oficinas e experimentações artísticas; o Instituto Alana, que pretende estimular, subsidiar e apoiar a formação artística e cultural de educadores e de crianças por meio de formações; e o Pró Aliança Pela Infância, que capacita voluntários para apoio na formação de profissionais de abrigo em 4 abrigos na cidade de São Paulo.
Entrevista
Em entrevista ao Portal Cenpec, a fundadora do Instituto e a diretora da instituição, Maria Cristina Pitelli, falam sobre a importância da arte na formação do indivíduo, sobre o conceito de ensino de arte que norteia as ações e fazem uma avaliação do status ocupado pela arte dentro do currículo.
Acontece
Artigo "Valorizar o ensino de Arte - Evelyn Ioschpe
Em artigo publicado na Folha de S.Paulo, a presidente o Instituto Arte na Escola questiona: "Por que a maior carência incide justamente sobre a disciplina de arte? São 85 escolas estaduais funcionando sem professor de arte na capital de São Paulo".
Itaú Cultural lança o site Experiência, voltado para a produção artística juvenil
Evento apresentará o site, que pretende destacar produções na área de artes visuais produzidas por jovens em projeto do Instituto. Saiba mais
Representantes das organizações apoiadas no Programa Desafio Impaes 2012 compartilham experiências no 1º encontro
Realizado no dia 6 de março, primeiro encontro teve como objetivo apresentar o plano de trabalho às organizações e também permitir às instituições detalhar o escopo do projeto que desenvolverão ao longo desse ano. Leia notícia
Dicas de leitura
A trajetória do ensino de artes no Brasil
Artigo do nosso site aborda a origem e o desenvolvimento do ensino de artes no país até chegar no seu reconhecimento pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em 1996, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1997. Leia o texto na íntegra
Relato
Confira relato produzido pela equipe do Projeto Arte nos CRECA's, das Casas Taiguara, publicado originalmente no Boletim Educação e Participação nº 39
Galeria :: Impaes
-
Atividade de Formação Projeto Art_Expressão
-
Atividade Formação Projeto Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural
-
Atividade Formação Projeto Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sóciocultural
-
Intervenção Local Formação Projeto Embu com Arte
-
Intervenção Local Formação Projeto Embu com Arte
-
Intervenção Local Formação Projeto Embu com Arte
-
Atividade Formação Projeto Art_Expressão

